Cerca-te de pessoas que despertem o melhor de ti
Cerca-te de pessoas que te elevem, que te façam sentir bem, que te encorajem e despertem o melhor de ti. Liberta-te de quem te critica, te minimiza e tenta humilhar. Estas pessoas são tóxicas e atrasam-te no caminho.
A reflexão desta semana surge depois de várias sessões em que este era o tema principal. Parando para pensar, também constato que estamos cada vez mais egoístas, auto-centrados, focados no nosso umbigo. Fazem falta mais pessoas que saibam ouvir, que acolham, que nos deem a mão se cairmos e que incentivem o melhor de nós.
Como não podemos mudar os outros, resta-nos perceber de quem estamos rodeados. E não permitir nunca que alguém nos diminua. Por norma, essas atitudes vêm de um lugar de dor e de sensação de inferioridade do outro, mas não temos de compreender nem de aceitar isso nas nossas vidas.
Farto-me de ouvir estas partilhas nas consultas. E continuo a questionar-me como é possível haver tanta informação e possibilidade de nos trabalharmos interiormente e, mesmo assim, a maior parte de nós continua agarrada aos seus padrões, em dor, resistência e negação.
Com o ano a terminar e as habituais reflexões a fazer, talvez seja altura de largarmos tudo o que não nos faz bem e de nos lembrarmos de que todos temos um potencial a cumprir. E quantas vezes somos os nossos grandes inimigos, seja através dos pensamentos ou de escolhas pouco saudáveis. Não precisamos que mais ninguém represente esse papel para nós.
Numa viagem ao Peru, em 2010, um xamã disse-me: “Tens de ser a primeira, a segunda e a terceira pessoa mais importante da tua vida!”. Faz tanto sentido nos dias que correm. E a mensagem, aqui, não era ser egoísta nem deixar de estar para os outros, sobretudo para quem tem filhos. Era uma mensagem maior: se não cuidarmos de nós, não estamos em condições de sermos Amor, Inspiração e Porto Seguro para ninguém.
Decorrente disto, sabendo quem somos e do que precisamos, é ao posicionarmo-nos e ao colocarmos limites que mostramos aos outros como queremos que nos tratem.
Até para a semana!
Sofia Frazoa