Sou um ser em constante evolução. As terapias que facilito resultam de vários anos de formações e de permanente trabalho interior. Comecei cedo a trabalhar em comunicação porque desde os 7 anos sabia que queria ser jornalista. Depois de vários anos de experiências, aventuras e desafios no jornalismo, abri também caminho às terapias. Como resultado, o que tenho para oferecer inclui muitos anos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal. Porque acredito que conseguimos ser melhores terapeutas quanto melhor nos conhecermos e viajarmos dentro de nós, lidando com a nossa luz e com as nossas sombras.

Passo a passo para a mudança

Transforma a tua vida, liberta-te do trauma e vive o teu potencial

“Recorri à Sofia num dos momentos mais dolorosos e confusos que já vivi. Não estava certa ao que ia, mas fui de coração aberto. Foi, na realidade, tudo muito simples e honesto. Como estar a falar a um espelho, completamente despida de preconceitos e de medos. “Simples” não significa fácil. Chorei até ao fundo da alma. E saí muito mais em paz. Obrigada, Sofia.”
Margarida Moura
Almada
O que me move

Como trabalho

Considero-me uma comunicadora, uma motivadora de talentos e paixões, uma desafiadora de mentes, um espírito independente que quer ajudar a despertar o melhor do outro. Assim sendo, acredito no potencial do ser humano e na capacidade que cada um tem de manifestar quem é e ao que veio. Este é o meu foco ao trabalhar com os outros em cada curso ou terapia.

De dedicação
Cursos orientados
Horas de consultas
Anos de experiência
Sobre o meu percurso

Storyline

01

1994: Comecei na rádio, aos 16 anos

O jornalismo seria mesmo o caminho que tanto queria desde os 7 anos? Para que não restassem dúvidas, aos 16 anos iniciei uma colaboração de cinco anos na rádio e no jornal da vila onde cresci.

02

1996 – Entrei na faculdade para estudar Comunicação

A experiência na rádio e no jornal confirmou o que sempre senti. Agora, tinha de seguir a licenciatura de quatro anos em Ciências da Comunicação, na FCSH (Universidade Nova de Lisboa).

03

2000 – Entrei no Jornal “Público”

Com um estágio de jornalismo no “Público”, comecei um percurso de mais de uma década neste jornal e outros tantos anos entre o Rádio Clube e colaborações com várias publicações nacionais.

04

2005 – Formação na Foundation for Shamanic Studies

Depois de várias formações na área do desenvolvimento pessoal, o meu caminho no mundo do Xamanismo começou com a formação inicial da Foundation for Shamanic Studies, em Portugal. Depois disto, vou fazendo os cursos avançados.

05

2010 – Formação em Dorset (Inglaterra)

Uma pesquisa sobre cursos que trabalhem o feminino usando o Xamanismo leva-me de corpo e alma a Dorset (Inglaterra). Sem dúvida, uma aventura inesquecível. Foram 2 anos de formação “Women Shamanism – 2 Year Training: Training in Healing and the Shamanic Arts”, na Shamanka School of Women.

06

2010 – Mestrado em Estudos sobre as Mulheres

A necessidade de ter mais conhecimento, de uma forma “científica”, sobre o feminino e os estudos de género levou-me a 2 anos de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, na FCSH (Universidade Nova de Lisboa). Defendi uma tese sobre “O Amor e o Género”.

07

2011 – Formação de Formadores

Tal como comunicar era uma paixão de miúda, dar formação era outra forma de comunicação e de partilha de conhecimento. Por isso, completei a Formação Pedagógica Inicial de Formadores (geral) e outra especializada em Igualdade de Género.

08

2011 – A Viagem Mágica ao Peru

Ir ao Peru era um sonho antigo. Com a fomação em Dorset, o sonho tornou-se realidade através de uma viagem espiritual de quase um mês, com contacto e aprendizagem de práticas com os xamãs locais.

09

2011 – Traduzir Sandra Ingerman para Português

Já acompanhava o fantástico trabalho da professora de Xamanismo norte-americana Sandra Ingerman. Quando surge a oportunidade, começo a traduzir a newsletter da Sandra para português. A colaboração mantém-se até agora.

10

2015 – Formação na Escócia com Sandra Ingerman

Conhecia a Sandra Ingerman pela sua admirável humildade e por acompanhar o seu trabalho xamânico transformador. Não hesitei candidatar-me ao curso de professores de Xamanismo que orientou na Escócia durante 2 anos.

11

2018 – Formação em Somatic Experiencing (SE)

Para uma prática terapêutica mais completa, quis complementar a abordagem espiritual com a terapia somática e a abordagem corporal. Para o tratamento do trauma numa orientação corporal, com base neurofisiológica, foi fundamental o curso de 3 anos de Somática – Somatic Experiencing (Peter A. Levine), na Somatic – Escola de Psicoterapias Corporais.

12

2020 – Formação em Bodynamic

Com o objetivo de aprofundar e compreender os traumas de desenvolvimento e o seu impacto nos padrões comportamentais e psíquicos do indivíduo, completei o Foundation de Bodynamic, um Sistema de Psicoterapia Corporal, na Somatic – Escola de Psicoterapias Corporais.

13

2021 – Formação em IoPT

Há quem lhes chame Constelações Orientadas para a Identidade. O curso de IoPT (Teoria e Terapia Psicotrauma Orientadas para a Identidade), que completei na Clínica Medicinas, é um bom complemento para as restantes terapias.

Sofia Frazoa sentada ao microfone a fazer um programa de rádio