SOFIA FRAZOA

Sou um ser em constante evolução. Comecei cedo a trabalhar em comunicação porque desde os 7 anos sabia que queria ser jornalista. Depois de vários anos de experiências, aventuras e desafios nesta área, abri também caminho às terapias. Como resultado, o que tenho para oferecer inclui muitos anos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal. Por isso, é natural que as terapias que facilito resultem de vários anos de formações, permanente trabalho pessoal e aprendizagens de vida. Porque acredito que conseguimos ser bons guias de alguém em lugares que conhecemos, que são as profundas viagens que fazemos dentro de nós. Por exemplo, aos nossos traumas, às nossas sombras e à nossa luz.

Passo a passo para a mudança

Transforme a sua vida, liberte-se do trauma e viva o seu potencial

“Recorri à Sofia num dos momentos mais dolorosos e confusos que já vivi. Não estava certa ao que ia, mas fui de coração aberto. Foi, na realidade, tudo muito simples e honesto. Como estar a falar a um espelho, completamente despida de preconceitos e de medos. “Simples” não significa fácil. Chorei até ao fundo da alma. E saí muito mais em paz. Obrigada, Sofia.”
Margarida Moura
Almada
O que me move

Como trabalho

Considero-me uma comunicadora, uma motivadora de talentos e paixões, uma desafiadora de mentes, um espírito independente que quer ajudar a despertar o melhor do outro. Assim sendo, acredito no potencial do ser humano e na capacidade que cada um tem de manifestar quem é e ao que veio. Este é o meu foco ao trabalhar com os outros em cada curso ou terapia.

De dedicação
Cursos orientados
Horas de consultas
Anos de experiência
Sobre o meu percurso

Storyline

01

1994: Comecei na rádio, aos 16 anos

O jornalismo seria mesmo o caminho que tanto queria desde os 7 anos? Para que não restassem dúvidas, aos 16 anos iniciei uma colaboração de cinco anos na rádio e no jornal da vila onde cresci.

02

1996 – Entrei na faculdade para estudar Comunicação

A experiência na rádio e no jornal confirmou o que sempre senti. Agora, tinha de seguir a licenciatura de quatro anos em Ciências da Comunicação, na FCSH (Universidade Nova de Lisboa).

03

2000 – Entrei no Jornal “Público”

Com um estágio de jornalismo no “Público”, comecei um percurso de mais de uma década neste jornal e outros tantos anos entre o Rádio Clube e colaborações com várias publicações nacionais.

04

2005 – Formação na Foundation for Shamanic Studies

Depois de várias formações na área do desenvolvimento pessoal, o meu caminho no mundo do Xamanismo começou com a formação inicial da Foundation for Shamanic Studies, em Portugal. Depois disto, vou fazendo os cursos avançados.

05

2010 – Formação em Dorset (Inglaterra)

Uma pesquisa sobre cursos que trabalhem o feminino usando o Xamanismo leva-me de corpo e alma a Dorset (Inglaterra). Sem dúvida, uma aventura inesquecível. Foram 2 anos de formação “Women Shamanism – 2 Year Training: Training in Healing and the Shamanic Arts”, na Shamanka School of Women.

06

2010 – Mestrado em Estudos sobre as Mulheres

A necessidade de ter mais conhecimento, de uma forma “científica”, sobre o feminino e os estudos de género levou-me a 2 anos de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, na FCSH (Universidade Nova de Lisboa). Defendi uma tese sobre “O Amor e o Género”.

07

2011 – Formação de Formadores

Tal como comunicar era uma paixão de miúda, dar formação era outra forma de comunicação e de partilha de conhecimento. Por isso, completei a Formação Pedagógica Inicial de Formadores (geral) e outra especializada em Igualdade de Género.

08

2011 – A Viagem Mágica ao Peru

Ir ao Peru era um sonho antigo. Com a fomação em Dorset, o sonho tornou-se realidade através de uma viagem espiritual de quase um mês, com contacto e aprendizagem de práticas com os xamãs locais.

09

2011 – Traduzir Sandra Ingerman para Português

Já acompanhava o fantástico trabalho da professora de Xamanismo norte-americana Sandra Ingerman. Quando surge a oportunidade, começo a traduzir a newsletter da Sandra para português. A colaboração mantém-se até agora.

10

2015 – Formação na Escócia com Sandra Ingerman

Conhecia a Sandra Ingerman pela sua admirável humildade e por acompanhar o seu trabalho xamânico transformador. Não hesitei candidatar-me ao curso de professores de Xamanismo que orientou na Escócia durante 2 anos.

11

2018 – Formação em Somatic Experiencing (SE)

Para uma prática terapêutica mais completa, quis complementar a abordagem espiritual com a terapia somática e a abordagem corporal. Para o tratamento do trauma numa orientação corporal, com base neurofisiológica, foi fundamental o curso de 3 anos de Somática – Somatic Experiencing (Peter A. Levine), na Somatic – Escola de Psicoterapias Corporais.

12

2020 – Formação em Bodynamic

Com o objetivo de aprofundar e compreender os traumas de desenvolvimento e o seu impacto nos padrões comportamentais e psíquicos do indivíduo, completei o Foundation de Bodynamic, um Sistema de Psicoterapia Corporal, na Somatic – Escola de Psicoterapias Corporais.

13

2021 – Formação em IoPT

Há quem lhes chame Constelações Orientadas para a Identidade. O curso de IoPT (Teoria e Terapia Psicotrauma Orientadas para a Identidade), que completei na Clínica Medicinas, é um bom complemento para as restantes terapias.