É possível mudar hábitos quando nos focamos e disciplinamos

Se há uns tempos me dissessem que iria regularmente ao ginásio, sobretudo para fazer treinos de força nas máquinas, ria-me e dizia que era impossível!

Pois não só se tornou possível como passou a ser um gosto e uma necessidade para dormir melhor, andar sem dores nas costas, e sentir-me mais enérgica e bem disposta durante o dia. E há um bónus: com uma alimentação adequada, as mudanças vêem-se também no corpo.

Serve esta minha mudança de hábitos, aparentemente impossível, como mote para a reflexão da semana. Há alturas em que sentimos urgência de mudar numa qualquer área de vida. Talvez por acomodação ou medo, vamos ficando até que um dia se faz um “clique” e saltamos dali.

Não sei se continuarei sempre assim tão certinha e disciplinada no meu novo hábito, mas isso não me preocupa agora. O que me importa é integrar o que tenho vindo a aprender e manter o foco a cada dia (e há dias em que custa tanto!).

A minha recente experiência trouxe-me algumas constatações.

1) Na maior parte das vezes, há uma situação limite que nos leva a querer fazer a mudança, seja em que área de vida for. Algo se tornou tão desconfortável ou estagnado que não nos resta outra opção a não ser mudar para nosso bem.

2) Há atividades que contribuem muito para o nosso bem-estar a todos os níveis. É importante começarmos por perceber o que é e não abdicarmos disso. Ficamos mais felizes e disponíveis para nós e para os outros.

3) A vida de um ser humano é feita de altos e baixos (que novidade, não é?!). Umas vezes estamos com a motivação em alta e tudo parece fácil; outras desanimamos e fazemos um esforço imenso para não desistir. Ou é aqui que desistimos mesmo. Talvez ajude aceitarmos que andamos numa roda gigante e que é, precisamente, nas fases de “baixos” que devemos ter mais persistência e determinação.

4) É possível mudar hábitos quando nos focamos e disciplinamos. Nem sempre apetece levantar cedo ou contrariar a preguiça, mas compensa insistir e ser consistente. E há que ter paciência para ver os resultados, que nem sempre são imediatos.

Que mudanças querem ou estão a fazer? Se vos apetecer, partilhem aqui.

Um abraço de boa semana!
Até à próxima segunda-feira.
Sofia Frazoa

Similar Posts