|

Inveja: O que nos revela?

Ninguém gosta de admitir que já sentiu inveja, mas todos já a experimentámos de alguma forma. A inveja surge, sobretudo, quando nos comparamos com os outros e sentimos que nos falta algo que eles têm. Por exemplo, uma conquista, uma qualidade, a aparência ou um estilo de vida.

Poderá haver 3 grandes causas para sentirmos inveja: sensação de insuficiência, comparação constante e falta de conexão interna.

A inveja não é algo para negar ou reprimir, mas um convite a olhar para dentro. É um sinal de que algo em nós precisa de atenção. O que nos falta realmente? Estamos a viver de acordo com os nossos sonhos? Como podemos transformar esta sensação numa motivação para crescer?

Porém, nem sempre a inveja surge como um simples desconforto interno. Há momentos em que ela se transforma numa força destrutiva, como quando o invejoso, em vez de olhar para si e procurar melhorar, escolhe atacar, sabotar ou denegrir o outro.

Acontece muitas vezes quando o sucesso do outro é visto como uma prova pessoal de fracasso, levando a uma necessidade de “derrubar” quem brilha.

Atrás de uma inveja destrutiva está uma alma ferida. Embora não seja da tua responsabilidade ajudá-la, podes escolher não alimentar esse ciclo de negatividade. O melhor “antídoto” é continuar a crescer e a ser autêntico.

A maior vitória sobre a inveja não é a vingança, é a evolução. Foca-te no teu caminho e segue, sem desvios.

Já enfrentaste uma situação de inveja? Como lidaste com ela? Partilha nos comentários.

Até para a semana!
Sofia Frazoa

Similar Posts