5 hábitos para 2025
Nas minhas idas ao ginásio, aproveito quase sempre para ouvir um podcast. Um dos últimos foi sobre “Como reinventar a vida em 2025, com 5 hábitos que funcionam”, de Rangan Chatterjee. Pareceu-me um tema interessante para reflexão da semana. Partilho aqui um resumo.
1 – OFENDE-TE MENOS
O mundo é o que é, e terá sempre coisas boas e menos boas a acontecer e a acontecer-nos. Se deixarmos que o exterior defina o nosso estado emocional, vamos passar o tempo irritados e com stress crónico acumulado. O nosso sistema nervoso condiciona a forma como vemos o que nos acontece na vida. Decide ofender-te menos. Nada é pessoal. Tenta, sempre que possível, neutralizar o que vem de fora.
2 – RECLAMA MENOS
Reclamar cria uma energia negativa, com consequências quase imediatas nas nossas vidas. De cada vez que reclamamos, devemos parar um pouco e escolher fazer uma destas coisas: olhar para o que podemos agradecer na situação, em vez de reclamar, ou agir para tornar a situação melhor.
3 – PERGUNTA-TE SOBRE A PRIORIDADE DO DIA
Andar sempre ocupado não é sinónimo de sucesso, mesmo que se associe o dia caótico de uma pessoa ao facto de dever ser bem sucedida. Nada mais ao lado. Estarmos demasiado ocupados e em stress no dia a dia pode ser apenas sinónimo de termos demasiadas coisas e/ou de não nos conseguirmos organizar. A sugestão é fazermos uma simples pergunta todos os dias: “qual é a coisa mais importante que tenho de fazer hoje?” E é isso que não podemos deixar para amanhã.
4 – RESSIGNIFICA A TUA RELAÇÃO COM O PASSADO
O que lá vai, lá vai. Não temos a capacidade de ser perfeitos, nem de tomar decisões perfeitas. Não adianta olhar para erros do passado com culpa e negatividade. Se fôssemos capazes de fazer melhor, teríamos feito. Cada pessoa faz o melhor que sabe e pode a cada momento. Assim, o convite é para termos compaixão por nós.
5 – SAI DA ZONA DE CONFORTO TODOS OS DIAS
O nosso desejo pelo conforto está a matar-nos aos poucos e a tornar as nossas vidas mais monótonas e desinteressantes. Sai da tua zona de conforto. Desafia-te um bocadinho e abraça o desconforto todos os dias.
Feliz 2025!
Até para o ano
Sofia Frazoa