a

Quem Sou

Sobre mim

A minha história

Sofia Frazoa terapeuta

As terapias que facilito são o resultado de vários anos de formações, trabalho pessoal e aprendizagens em várias áreas.

Considero-me uma comunicadora, uma motivadora de talentos e paixões, uma desafiadora de mentes, um espírito independente. Sou uma pessoa que acredita no potencial do ser humano e na capacidade que cada um tem de expressar o seu melhor. É esse o meu foco ao trabalhar com os outros.

Sempre lutei por aquilo em que acredito e, com esse foco, o meu percurso foi bem-sucedido no alcance de metas pessoais e profissionais. Estudei, trabalhei, investi, formei-me no que fazia sentido e era necessário para alcançar os meus objectivos e sonhos. Tive sucesso naquilo a que me propus. Como jornalista, trabalhei nos principais meios de comunicação nacionais, estive à frente de vários projetos e aceitei grandes desafios.

Ao mesmo tempo, sempre soube que há uma dimensão espiritual deste nosso lado humano, que nos enriquece se a trabalharmos e escutarmos. Passei por crises, fui em busca de respostas e tenho vindo a fazer o meu processo e a reinventar-me sempre que a isso a vida me convida.

Para aprofundar, viajei para estudar e aprender com algumas das referências mundiais que me foram inspirando ao longo do meu percurso de descoberta. Pratiquei e apliquei essas técnicas e práticas à minha própria vida e ao trabalho com os outros.

Quando me falam em diplomas ou certificados, tenho vários, mas serão eles que nos tornam bons terapeutas? (ler, a propósito deste tema, Não se certificam xamãs).

Para mim, é a empatia, a conexão com o outro, o trabalho pessoal que fazemos com as técnicas aprendidas, a ligação espiritual que temos e cultivamos (essencial no Xamanismo) e a humildade e o Amor com que levamos o trabalho aos outros que nos fazem bons terapeutas.

 

Sobre o meu percurso

Storyline

R

1994 - Comecei na rádio, aos 16 anos

O jornalismo seria mesmo o caminho que tanto queria desde os 7 anos? Para que não restassem dúvidas, aos 16 anos iniciei uma colaboração de cinco anos na rádio e no jornal da vila onde cresci.

R

1996 - Entrei na faculdade para estudar Comunicação

A experiência na rádio e no jornal confirmou o que sempre senti: tinha de seguir a licenciatura de quatro anos em Ciências da Comunicação, na FCSH (Universidade Nova de Lisboa).

R

2000 - Entrei no Jornal "Público"

Com um estágio de jornalismo “Público”, comecei um percurso de mais de uma década neste jornal e outros tantos anos entre o Rádio Clube e colaborações com várias publicações nacionais.

R

2005 - Formação na Foundation for Shamanic Studies

Depois de várias formações na área do desenvolvimento pessoal, o meu caminho no mundo do Xamanismo começou com a formação inicial da Foundation for Shamanic Studies, em Portugal. Vou fazendo os cursos avançados nos anos seguintes.

R

2010 - Formação em Dorset (Inglaterra)

Uma pesquisa sobre cursos que trabalhem o feminino usando o Xamanismo leva-me de corpo e alma a Dorset (Inglaterra). Uma aventura inesquecível de 2 anos para a formação “Women Shamanism – 2 Year Training: Training in Healing and the Shamanic Arts”, na Shamanka School of Women.

R

2010 - Mestrado em Estudos sobre as Mulheres

A necessidade de ter mais conhecimento, de uma forma académica, sobre o feminino e os estudos de género levou-me, durante 2 anos, ao Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, na FCSH (Universidade Nova de Lisboa). Defendi uma tese sobre “O Amor e o Género”.

R

2011 - Formação de Formadores

Tal como comunicar era uma paixão de miúda, dar formação era outra forma de comunicação e de partilha de conhecimento. Completei a Formação Pedagógica Inicial de Formadores (geral) e outra especializada em Igualdade de Género.

R

2011 - A Viagem Mágica ao Peru

Ir ao Peru era um sonho antigo. Com a fomação em Dorset, o sonho tornou-se realidade através de uma viagem espiritual de quase um mês, com contacto e aprendizagem de práticas com os xamãs locais.

R

2011 - Traduzir Sandra Ingerman para Português

Já acompanhava o fantástico trabalho da professora de Xamanismo norte-americana Sandra Ingerman. Quando surge a oportunidade, começo a traduzir a newsletter da Sandra para Português. A parceria e colaboração mantém-se até hoje.

R

2015 - Formação na Escócia com Sandra Ingerman

Conhecia a Sandra Ingerman pela sua admirável humildade e por acompanhar o seu trabalho xamânico transformador. Não hesitei candidatar-me ao curso de professores de Xamanismo que orientou na Escócia durante 2 anos.

R

2017 - Formação em Somatic Experiencing (SE)

Para uma prática terapêutica mais completa, quis complementar a abordagem espiritual com a terapia somática e a abordagem corporal. Para o tratamento do trauma numa orientação corporal, com base neurofisiológica, foi fundamental o curso de 3 anos de Somática – Somatic Experiencing (Peter A. Levine), na Somatic – Escola de Psicoterapias Corporais.

R

2020 - Formação em Bodynamic

Com o objetivo de aprofundar e compreender os traumas de desenvolvimento e o seu impacto nos padrões comportamentais e psíquicos do indivíduo, iniciei a formação de Bodynamic, um Sistema de Psicoterapia Corporal, na Somatic – Escola de Psicoterapias Corporais.

R

2021 - Formação em IoPT

Há quem lhes chame Constelações Orientadas para a Identidade. O curso de IoPT (Teoria e Terapia Psicotrauma Orientadas para a Identidade), que iniciei na Clínica Medicinas, tem sido um bom complemento para as restantes terapias.

Comece já

Inscrever num curso

Escolha uma das várias formações disponíveis. Aprofunde o desenvolvimento pessoal e adquira mais ferramentas para a mudança. 

WhatsApp / Telemóvel

(00351) 919 129 410

redes sociais