Existe uma confusão muito grande sobre o que é o sucesso e ser-se bem-sucedida. Pergunto-lhe: o que é, para si, ter sucesso ou ser uma pessoa de sucesso? No dia-a-dia, somos invadidas por imagens e estereótipos de “pessoas de sucesso”. E mensagens subtis que se vão gravando no nosso inconsciente e que apenas reproduzem as crenças e os enganos do inconsciente colectivo. Os cargos que ocupamos, o dinheiro que ganhamos, as marcas que vestimos, os sítios da moda que frequentamos, as viagens que fazemos e os gadgetsque compramos. A sério?! Ter sucesso é mesmo isso? Se atirar tudo “às urtigas” e ficar só com o meu eu, continuo-me a sentir uma pessoa de sucesso?

No caso das mulheres, quanto mais elegante for, melhor se arranjar, mais independente e profissionalmente reconhecida, mais probabilidades terá de ser reconhecida como uma pessoa de sucesso. Ah! Já me esquecia: também tem de ser a melhor mãe do mundo, a melhor mulher e a melhor amiga, além de muitas outras qualidades e requisitos.

Pergunto-me: quanto mais tempo iremos andar a ser escravas de ditames que, se pararmos para pensar, não fazem nenhum sentido. Como meço o meu sucesso? Quem define o meu sucesso? O que preciso para ME considerar uma pessoa de sucesso?

Hoje, vou pôr uma música relaxante, vou-me sentar ou deitar confortavelmente e vou SENTIR: sinto-me uma pessoa de sucesso?  O que é, para mim, o sucesso? Quais as conquistas e feitos, na minha vida, dos quais me orgulho e que me fazem sentir uma mulher de sucesso? Sim, também vale ter sobrevido a uma enorme tempestade de vida; ter abrandado o ritmo para ter mais tempo para mim; ter passado a ganhar menos porque reduzi as despesas e tenho menos prisões; assim como também vale ter começado a fazer meditação, a correr, a caminhar, a exercitar-me alguns minutos por dia. Tudo vale! O que me melhorou/facilitou a vida, a paz interior, a satisfação emocional não são palpáveis, mas são grandes indicadores de sucesso.

Quero continuar a alimentar o velho mundo e os seus padrões de sucesso ou quero ser livre para me preparar energeticamente para viver no novo mundo?

Leave a comment